Notícias

Caixas d’água e telhas de Amianto

Quais os reais riscos á saúde?

 

O que é Amianto?

 

  1.      Amianto é um tipo de fibra mineral encontrada amplamente na natureza. Há açgumas décadas atrás, o amianto era considerado essencial e amplamente utilizado tanto na indústria, por conta de grande resistência mecânica e altas temperaturas, quanto na construção civil principalmente na composição de telhas e caixas d’água.

fibras-de-amianto-anthophyllite-asbestos-1.jpg
    No Brasil, não existe uma legislação clara sobre a utilização de amianto e apenas o uso do amianto/asbesto Crisotila (amianto branco) ainda é permitido, conforme a Lei n° 9.055, de 1995, regulamentada pelo Decreto n° 2.350, de 1997 mas, em diversos estados como São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, sua comercialização é totalmente proibida, por entenderem que as fibras do material são nocivas à saúde e estarem relacionadas à ocorrência de diversas doenças pulmonares.

 

Existem realmente riscos á saúde?     

    Sim!!!
    Segundo estudos, acredita-se que as fibras de amianto são responsáveis pelo aumento de risco de câncer de pulmão e de outras doenças crônicas. A contaminação ocorre principalmente na inalação por períodos longos à poeira do minério.
     Consumir água de uma Caixa d´Água de Amianto não necessariamente provocará uma contaminação, porém eventuais rachaduras e processos deteriorativos e abrasivos como esfregação para limpeza nas paredes da Caixa d’ Água, podem lançar na água as fibras de amianto e prejudicar a saúde do consumidor.
     No caso das telhas, por conta de desgastes naturais provocados pela fortes interpéries que estes elementos sofrem, acabam liberando as fibras de sua composição no ambiente. Na fase de instalação de uma telha, por exemplo, é comum que a telha seja perfurada. A poeira que se solta é altamente contaminante. Muita gente também passa a vassoura ou outros materiais abrasivos que acabam desgastando ainda mais os produtos e liberando o pó
Recomendações? 
    Por isso, recomendamos que as caixas d’ água e telhas de amianto, sejam substiruídas por outras, com materiais mais nocivos como Polietileno, Fibra e no caso das telhas, fibrocimento, alumínio ou até mesmo as ecológicas.
    Esses materiais, além de não conferirem riscos a alteração da qualidade da água ou ar, são mais práticos para os processos de higienização no caso das caixas d’ água e manutenção no telhado.
   Muito cuidado ao descartar esse tipo de material, o seu descarte tem que ser feito de maneira apropriada segundo a Resolução CONAMA nº 307/02 que classifica o amianto como resíduo perigoso os resíduos da construção civil que contenham amianto, e estabelece o seu adequado gerenciamento, para que se evite a contaminação ambiental e da saúde humana.

Teste de Percussão: o que é, e qual a sua importância?

 

Teste de Percussão – O que é?

 

    O Teste de Percussão é um relatório obtido através do mapeamento de todas as fachadas, com o intuito de quantificar e qualificar os riscos relativos à segurança quanto aos aspectos estruturais do revestimento cerâmico e outros componentes presente nas fachadas da edificação bem como, atender também à  algumas leis municipais de vistoria preventiva obrigatória das edificações, como a Lei Complementar Nº 441 da cidade de Santos-SP.

 

    Tem ainda este teste a finalidade de alertar ao condomínio da responsabilidade civil de seu representante legal, o síndico ora constituído, no tocante aos aspectos de segurança, em especial aos riscos à vida, ao patrimônio próprio e ao patrimônio de terceiros.

 

Como é realizado o Teste de Percussão e o que será fornecido ao nosso cliente?

 

    Primeiramente serão criadas plantas 3D de todas as fachadas do edifício que chamamos de “Overview”.

Essas plantas servirão como base de anotação dos problemas encontrados nas fachadas, pelo profissional que irá realizar o teste.

    

    As fachadas por sua vez, em hipótese alguma serão riscadas ou demarcadas. Nosso teste é 100% transferido para a planta 3D, conforme moderlo abaixo, que será entregue ao edifício em forma de relatório:  

Teste PErcussão.jpg

    Este relatório, originado do mapeamento de todas as fachadas do edifício, terá a função de expor de forma clara e concisa, a condição atual das fachadas, quantificando e qualificando os riscos relativos à sua segurança.

    Ele apontará anomalias encontradas nas fachadas como áreas ocas, problemas nos revestimentos e rejuntamentos, trincas, falhas em juntas de dilatação, calafetações, etc,.
    Estes apontamentos serão enviados a um Engenheiro responsável, que fará o relatório final.
    Este relatório irá atestar o atual estágio das fachadas da edificação, no momento desta inspeção, identificando:
        o Anomalias; 
        o Principais causas;
        o Soluções indicadas; 
        o Grau de urgência e prazo de execução no reparo - variando entre:
            ● Crítico, Regular ou Satisfatório
        o Registro de anomalia por meio de Reportagem Fotográfica e Overview gráfico de todas as fachadas com as respectivas marcações originadas pelas anomalias encontradas durante o teste.

Teste PErcussão Tabela 1.jpg
Teste PErcussão Tabela 2.jpg

    Realizar o teste, periodicamente faz com que a fachada fique sempre segura e em boas condições, garantindo assim maior durabilidade aos revestimento, pintura ou texturas.

 

    Então, se nunca fez um teste de percussão nas fachadas do seu edifício, fale conosco e realize esse serviço o quanto antes, pois este, com certeza só trará benefícios ao seu patrimônio.

 

Infiltrações por Capilaridade ou Umidade Ascendente

 

Infiltrações por capilaridade  ou umidade ascendente, são termos utilizados na construção civil, para indicar uma patologia gerada a partir da presença de água originada no solo em pisos e paredes de uma edificação.
Esse tipo de infiltração é um fenômeno natural que atingem os pisos e as paredes á uma altura que varia entre 0,75 a 1,00 m e que ocorre, devido ao contato direto da água presente no solo e de algumas de forças químicas, entre a substância líquida e os elementos sólidos. 

 

Normalmente estas infiltrações atingem a edificação através da inexistência ou ineficácia de impermeabilização dos baldrames e fundações .


A principal medida para proteger as edificações contra este tipo de umidade,  consiste na impermeabilização, drenagem ou instalações de proteções nos elementos de fundação, paredes e pilares que estão contato direto com o solo.


A Fix Group Engenharia tem a solução adequada e definitiva para este problema.
 

Solicite a visita de um de nossos engenheiros, na realização de um diagnóstico específico para a solução deste problema.

 

 

 

Antes do tratamento - Umidade nível 3

 

 
Durante o tratamento

 

 
Umidade ascendente solucionada

 

 

Retrofit

 

 

Retrofit é um conceito que está cada vez mais consolidado em condomínios antigos.

 

A ideia é simples: consiste em conservar a estrutura original do edifício, acrescentando a ela materiais e equipamentos modernos.

 

Dessa forma há incremento real no valor do patrimônio e melhora também na qualidade de vida de quem mora e/ou trabalha no local.

 

O que é retrofit

  • O retrofit difere substancialmente da simples restauração, que consiste na restituição do imóvel à sua condição original, ou da reforma, que visa à introdução de melhorias, sem compromisso com suas características anteriores
  • Surgido na Europa e nos Estados Unidos, o retrofit tem o objetivo de revitalizar antigos edifícios, aumentando sua vida útil, por meio da incorporação de tecnologias modernas e utilização de materiais avançados
  • Nesses países, a rígida legislação não permitiu que o rico acervo arquitetônico fosse substituído
  • Isso abriu espaço para o surgimento do Retrofit, que preserva o patrimônio histórico, ao mesmo tempo em que permite a utilização adequada do imóvel
  • No Brasil, a demanda para o retrofit aumentou nos últimos anos não apenas por causa da preocupação crescente com o patrimônio histórico, como também por ser uma opção de conservação e melhoria do patrimônio em áreas de potencial construtivo esgotado, como as regiões centrais de algumas metrópoles.
  • Por outro lado, além de ter custos mais atraentes em relação à construção, na maioria dos casos, o retrofit também apresenta vantagens em relação à reforma ou restauração, pois combina caracacterísticas destes dois, trazendo avanços tecnológicos sem desfigurar os projetos arquitetôniocos originais

 

Quando fazer o retrofit

 

  • Quando a recuperação reduz custo em comparação a uma construção nova
  • Quando, no caso de uma edificação histórica, essa intervenção cria condições para novas funções e facilita o seu uso
  • Em qualquer uma dessas situações, o Retrofit tem o sentido da renovação, diz o Secovi, onde o retrofit exige que se encontrem soluções integrais para as fachadas, instalações, elevadores, proteção contra incêndio e outros itens
  • O retrofit deve buscar a eficiência, pois é mais difícil do que iniciar uma obra, por conta das limitações físicas da antiga estrutura
  • A redução do prazo e a adequação geográfica do imóvel servem de estímulo à adoção dessa prática

 

Tipos de retrofit

Medidas que levam em conta o conceito de retrofit:

 

Atualização da edificação com sistemas de segurança, informática e telefonia

  • Muitas empresas e condomínios têm optado em fazer o retrofit da parte elétrica e eletrônica de seus andares utilizando um piso elevado, em vez de colocar os cabeamentos pelo forro.
  • Segundo as fontes consultadas, o resultado é melhor esteticamente, pois os fios ficam menos à mostra, e também facilita os trabalhos de manutenção e instalação dos equipamentos.
  • Veja aqui empresas de sistemas de segurança e controle de acesso

 

Instalação de ar-condicionado central e sistemas de iluminação

  • Também pensando na parte estética da reforma, algumas empresas têm instalado um forro de gesso para esconder as instalações de ar condicionado, juntamente com os fios da iluminação. volta

 

Reforma da portaria, hall e elevadores

  • Também com finalidade estética, tem o objetivo de valorizar o patrimônio. Uma simples troca na decoração do hall, no entanto, não constitui o retrofit. Retrofit não é maquiar os defeitos, mas melhorar e aprimorar as instalações de uma edificação.
  • Veja aqui empresas de manutenção e modernização de elevadores

 

Programação dos andares

  • Pode ser tanto visual (estética) quanto uma redistribuição da área construída. Nesse último caso, em que se divide um andar, por exemplo, em várias salas ou apartentos, constitui-se um retrofit com alteração de planta ou projeto.
  • É necessára a aprovação da nova planta na prefeitura.

 

Modernização da fachada

  • Pode ser feita uma alteração radical, como a colocação de estruturas metálicas ou a troca de vidros e janelas.
  • Alterações mais simples, como a mudança da pintura ou a troca de tintas por pastilhas (e vice-versa) também podem ser consideradas retrofit.
  • O objetivo dessas intervenções é estético e pode gerar a valorização do imóvel.
  • Para alterar a fachada é preciso aprovação da prefeitura local.

 

Outros tipos de retrofit

  • Instalação de sistemas de prevenção e combate a incêndios;
  • Catracas com sistemas digitais de identificação (informatização de dados cadastrais dos usuários para melhor controle de entrada e saída de pessoas).
  • Caixilhos de madeira são tratados ou substituídos por alumínio ou PVC, por permitirem vedação perfeita, diminuírem o barulho externo e exigirem pouca manutenção;
  • Substituição de fusíveis por disjuntores

Fonte: Sindiconet

____________________________________________________________________________________

 

 

Fast Construction - Sua obra com Gerenciamento e coontrole de prazos, de custos e da qualidade

 

http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/82/artigo282906-1.aspx

____________________________________________________________________________________

 

Impermeabilização - Dicas e Vantagens

 

Impermeabilizar laje nas construções é uma etapa essencial. Isso porque a técnica é responsável por proteger as mais diversas superfícies e estruturas dos danos temporais, como os danos causados pela incidência da chuva ou dos raios solares nas áreas expostas e até mesmo nas estruturas que não se expõem a esses danos, mas podem se estragar com o tempo. 

E o caso das lajes, que se não impermeabilizadas, podem apresentar trincas e rachaduras no decorrer do tempo, tendo sua durabilidade reduzida, com a presença de infiltrações, umidade, mofo e fungos. É por isso que as lajes de cobertura ou internas devem ser impermeabilizadas, evitando o desgaste de seus materiais e a desvalorização do imóvel. 

A impermeabilização das lajes dos diversos tipos vai protegê-la e proporcionar resistência às variações de temperatura e ainda proporcionar conforto térmico na parte interna dos ambientes. Confira como impermeabilizar laje. 

Como impermeabilizar laje – Técnicas de aplicação 

A falta de impermeabilização ou a má na hora de impermeabilizar laje pode, além de danificar a superfície, corroer as armaduras, gerar problemas com a instalação elétrica e ainda comprometer a estrutura. É por isso que a laje necessita da impermeabilização flexível, pois acompanha a estrutura e evita o aparecimento de novos danos na superfície. Por conta disso, veja como impermeabilizar uma laje. 

As lajes devem ser impermeabilizadas com manta líquida flexível ou impermeabilizantes do mesmo tipo, que vão garantir a melhor durabilidade do processo. 

No entanto, antes de impermeabilizar a laje, é necessário saber qual é o tipo de laje a ser impermeabilizada, isso porque ela pode ser com ou sem tráfego, pois cada uma exige um tipo de impermeabilizante. 

A laje com tráfego e extensão maior deve ser impermeabilizada com manta asfáltica. Já a laje sem tráfego necessita de impermeabilizantes em tons mais claros que contribuem com a estabilização das temperaturas internas adequadas, esse tipo de impermeabilizante também deve conter Composto Orgânico Volátil (COV). 

Para impermeabilizar a laje intransitável é possível aplicar o produto com rolo de pintura, vassoura ou trincha. A aplicação é rápida e possui secagem de no máximo três horas. 

Cuidados antes da impermeabilização 

Antes de impermeabilizar a laje, é preciso fazer o preparo da base, alinhar o caimento para a água escoar nos pontos certos. Para isso, arredondar arestas e cantos com média de um mês antes da impermeabilização, para garantir a cura da argamassa. 

A impermeabilização utilizada nos dois tipos de laje é eficiente contra a incidência solar, contribui com a redução de calor e protege as superfícies das infiltrações e goteiras. 

Principais vantagens ao impermeabilizar laje 

A impermeabilização das lajes traz muitos benefícios, pois essas áreas podem ser utilizadas para o lazer ou como estacionamento, sem preocupação com danos dentro dos ambientes. O que resulta em valorização dos empreendimentos, pois a área urbana está escassa de espaços horizontais, por isso o aproveitamento do espaço é muito valorizado. 

Entre outras vantagens, além da durabilidade da edificação, as lajes impermeabilizadas ainda necessitam de menos manutenção e ainda oferecem além de temperaturas agradáveis dentro dos ambientes, maior isolamento acústico. 


 

Fonte:impermeabilizabrasil.com 

____________________________________________________________________________________

 

Gerenciamento de Projetos em obras


http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=12&Cod=1238

____________________________________________________________________________________

 

Reforma de casa ou apartamento requer planejamento, bons profissionais e diplomacia
 

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=12&Cod=108

____________________________________________________________________________________